terça-feira, 5 de junho de 2018

Encontro 01 (dia 09/06) - "O presidencialismo de coalizão e a crise: a deterioração das relações políticas e o Golpe de 2016"

ENCONTRO 01


O presidencialismo de coalização e a crise; a deterioração das relações políticas e o Golpe de 2016

Prof. Edilson J. Gracioli


Resumo do encontro: O presidencialismo de coalizão é um dos traços mais destacados por estudiosos acerca do sistema político brasileiro, embora se possa dizer que coalizão esteja longe de ser uma exclusividade brasileira na relação entre o Executivo e o Legislativo. Há de se reconhecer, entretanto, que a perda de base parlamentar no segundo governo Dilma se mostrou uma dimensão decisiva para o golpe de Estado havido em 2016, nascido no Parlamento, sancionado pelo posicionamento do Judiciário e legitimado pelos meios de comunicação social, importantes aparelhos "privados" de hegemonia. Mas, a uma análise política da totalidade social, há também de ser reconhecer que foi no terreno da sociedade civil que nasceram as tendências consumadas com esse golpe.

Sugestões de leitura para aprofundar o tema:

ABRANCHES, Sérgio Henrique Hudson de. Presidencialismo de coalizão: o dilema institucional brasileiro. Dados – revista de ciências sociais, 31: 5-34. Rio de Janeiro, 1988.

LIMONGI, Fernando & FIGUEIREDO, Argelina. Bases institucionais do presidencialismo de coalizão. Lua Nova, 44: 81-106. São Paulo, 1988. 

Sobre o palestrante:

Prof. Titular do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (INCIS/UFU). É líder dos Grupos de Pesquisa Trabalhadores, Sindicalismo e Política e Observatório do Legislativo. Integra, como pesquisador, o Núcleo de Sistema Político e Políticas Públicas (NUPP) na UFU. É autor dos livros "Privatização da CSN: da luta de classes à parceria" (Expressão Popular, 2007) e "Um caldeirão chamado CSN - resistência operária e violência militar na greve de 1988" (Edufu, 1a. ed. 1997; 2a. ed. atualizada, 2009), além de capítulos em livros e artigos. Tem experiência nas áreas de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica e Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalhadores, reestruturação produtiva, sindicalismo - Brasil, capitalismo e responsabilidade social empresarial; Ciência Política, com ênfase em Teoria Política Moderna e Contemporânea, versando sobre temas como hegemonia, sociedade civil, Estado e estudos sobre o legislativo; e Economia, com ênfase em teoria marxista da dependência.

Comissão organizadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro 08 (Dia 01/09) - A questão jurídico-penal do processo de impeachment de Dilma Rousseff

Encontro 08 A questão jurídico-penal do processo de impeachment de Dilma Rousseff Resumo do Encontro:  Em nosso encontro de encer...